5 Tipos de Escrita que Você não Aprenderá na Escola

Dário Estevão
8 min readNov 11, 2019

As mídias de comunicação e as linguagens modernas ainda dependem de uma boa escrita como base da comunicação. Quais tipos de escritas atuais que mais demandam atenção de quem procura ser um bom profissional e não são exploradas nas escolas?

Photo by Sticker Mule on Unsplash

Outro dia estava no meu notebook escrevendo um novo artigo e imaginei o quanto a escrita ainda impacta as nossas vidas. Qualquer bom projeto, ou rascunho de ideia, apresentação, roteiro de cursos, página de vendas, roteiro de filmes ou programas para TV, é melhor expressada e organizada através da escrita.

A dicotomia entre a expectativa e realidade: Só sabemos o quanto a escrita nos faz falta quando precisamos avançar em nossas carreiras. Infelizmente as escolas estão distantes das necessidades do mercado e as escritas ali ministradas não ajudam o suficiente para a gente se destacar fora do ambiente educacional.

Quantas oportunidades de promoção no trabalho perdemos por não sabermos nos expressar na escrita?

Quantas boas ideias se perderam em nossa cabeça por conta da falta de hábito da escrita? A quantidade de ideias e informações — que atualmente estamos expostos ou em contato — torna quase impossível lembrar de tudo o que se passa durante o dia. O hábito da escrita cria grandes oportunidades.

A disciplina de escrever e documentar seus projetos/ideias nos traz uma grande vantagem sobre aqueles que ficam só no campo da imaginação. Sabe aquela hora que você quer tirar aquele projeto do papel e… seu projeto nem no papel está? Mais uma oportunidade perdida.

Escrita é a base para qualquer iniciativa na sua vida:

  • Uma boa oralidade pode ser adquirida através de uma boa escrita.
  • Um bom filme começa com um bom roteiro (escrito).
  • Um vídeo tutorial bem produzido começa com um script (roteiro) ou a leitura de um bom texto.
  • Aprender sozinho depende de uma boa documentação de autosserviço, utilizando métodos de escrita técnica com uma linguagem apropriada para cada público alvo.
  • Um bom aplicativo, ou sistema, possui botões, menus e outros itens descritivos, que levam os usuários a tomarem ações corretas através de uma técnica escrita própria.
  • A venda de um produto passa por uma descrição detalhada e especificações técnicas escritas numa linguagem própria.
  • Para convencer alguém de participar de um evento ou curso, uma boa escrita persuasiva pode lotar uma sala, auditório ou um estádio.
  • Saber expressar uma ideia numa apresentação, começa com a organização e estruturação da mesma através de teclado de computador.
  • A massificação do conhecimento da humanidade se deu primordialmente através de bons livros (escritos).
  • Um artigo que chame a atenção do leitor precisa ter uma escrita concisa e agradável de ler.

Evolução da Escrita:

Quem imaginou que a escrita fosse contestada no seu surgimento?

No período de transição da comunicação oral para escrita, os filósofos da época eram os mais resistentes e com várias objeções com a chegada de uma nova mídia de comunicação:

O primeiro, a perda da memória interna, e o outro, a possibilidade de transmissão de um conhecimento estático e, pior ainda, sem que seu autor pudesse saber se o leitor que teria acesso a ele saberia entende-lo corretamente. Sócrates

A verdade é que a evolução da humanidade se deu basicamente com a propagação de ideias e conhecimento de geração para geração, tendo a escrita como uma tecnologia de registro e recuperação de informações.

Toda entrada de uma nova mídia de comunicação, surgem novas linguagens e novas tecnologias

  • Criação da prensa de Gutenberg (imprensa) em 1500: Surgem em seguida a Reforma Protestante (95 teses de Lutero em 1517), a Revolução Francesa (Liberdade, Fraternidade e Igualdade em 1789) e a Industrial (Introdução da Máquina a Vapor por volta de 1840).
  • Popularização da Comunicação em massa: Rádio (1906), Televisão (1928) e Cinema (1903) foi um avanço incrível na humanidade. Mudou a forma de transmitir o conhecimento em massa e encurtou o tempo de aprendizado, mas infelizmente foi utilizada para manipulação da população na propaganda nazista na segunda guerra mundial pela Alemanha.
  • Internet: Acessível em qualquer lugar em qualquer tempo. Quebrou as barreiras geográficas e trouxe abundância de informação e serviços. Nos últimos 6 meses foram produzidas mais informações do que todo o período da humanidade. Novas formas de linguagens surgiram, como Avaliação e Reputação de aplicativos tipo do Uber: Gerou uma comunicação por rastros e a confiabilidade num sistema de curadoria sem gerentes.

5 Tipos de escritas não Exploradas nas Escolas no Brasil:

Nos EUA (e em alguns países desenvolvidos) existem duas categorias de escritas não exploradas Brasil: Escrita criativa e escrita técnica. Estas escritas são geralmente ensinadas no High School (Nível médio no Brasil), mas há caso de serem ensinadas bem antes.

A escrita criativa é responsável por essa enormidade de romancistas e roteiristas de cinema que surgem todos os anos nos EUA. Já ganharam diversos Oscar’s de melhor roteiro e premiações de escrita. Quanto mais gente produzindo escrevendo de forma criativa, mais a possibilidade de bons escritores surgirem. Escritores renomados americanos influenciam o mundo inteiro. Pode procurar em suas referências e encontrará um bom escritor americano de poesia, contos e mitologias.

A escrita técnica é responsável por formar profissionais capazes de traduzir um conteúdo técnico para uma linguagem não-técnica, conforme o nível de entendimento do público alvo. Nos EUA surgiu durante a segunda guerra mundial com a necessidade de criarem manuais de uso das armas, já que foram enviadas atrasadas para os campos de batalha; as armas não ficaram prontas a tempo para treinar as tropas antes e foram enviadas com manuais de instruções para uso e manuseio pelos soldados já em batalha. Hoje existem diversas subdivisões de escritas técnicas, mas a cultura dos alunos americanos se expressarem tecnicamente através da escrita, vem desde aquele relatório de cultivo do pé de feijão no algodão. O resultado desse tipo de escrita é a enormidade de escritores e livros técnicos disponíveis para as áreas de engenharia, saúde e tecnologia. As melhores literaturas técnicas são de escritores americanos.

1) Roteiro de cinema

No topo da categoria de escrita criativa, está o roteiro ou script de cinema. Também conhecida como script writing, é utilizada para criar roteiros de filmes e animações, peças de teatro, novelas e rádio novela, séries, programas de rádio e tv e documentários.

Um roteiro de cinema tem basicamente a enumeração das CENAS, AÇÕES E DIÁLOGOS:

Roteiro de Cinema

Um roteiro é basicamente uma escrita padronizada para que escritores e diretores de cinema se comuniquem. A partir de um roteiro é possível realizar a decupagem da arte (quais objetos estarão em cena, figurino e maquiagem) e das cenas (locações, quais planos cinematográficos e iluminação) para um plano de filmagem.

Veja mais sobre Roteiro de Cinema:

2. Technical Writing

É uma técnica, método ou processo de escrita surgida através de uma necessidade de se criar manuais técnicos para pessoas leigas ou não técnicas. Um Tech Writer (escritor que utiliza esse processo) é simplesmente um tradutor de uma linguagem técnica para uma linguagem compreensível para um público alvo.

Assista o vídeo sobre os Tech Writers do Google:

Video Technical Writers no Google

Veja mais sobre Technical Writing escrita neste blog:

3. UX Writing

Escrita para interfaces de Usuários realizada em conjunto com um designer. Microescrita para interfaces: transmitir uma mensagem clara e objetiva para motivar, conduzir, dar feedback e engajar o usuário. UX Writing é tudo aquilo que é escrito para garantir a melhor experiência para o usuário de um produto digital. Pode ser utilizada também para ChatBots e outra comunicação automatizada.

Veja mais sobre UX Writing:

4. Content Writing

Produção de conteúdos atrativos para um público, de forma que os leitores consigam assimilar facilmente todas as informações. Linguagem acessível para o leitor, com técnicas para facilitar a leitura, com conteúdos relevantes para todos os clientes, com frequência na publicação de conteúdos, dando atenção ao posicionamento nas buscas (SEO) e tem contribuição para a estratégia de marketing.

Veja mais sobre Content Writing:

5. Copywriting:

Escrita que vale milhões: vender com palavras. Um tipo de escrita persuasiva que possui mais de 150 anos de criação. Era utilizada inicialmente como carta de vendas ou anúncios (swipe file), para convencer pessoas a comparem ações no mercado financeiro nos EUA.

Hoje é utilizada no marketing digital como técnica para produção de conteúdos focado em convencer o leitor a tomar alguma ação (comprar, baixar um ebook, se inscrever numa lista de email, participar de um webinar).

Um Copywriter deve escrever um texto (Copy) em carácter persuasivo (no bom sentido), utilizando vários gatilhos mentais para despertar o interesse do leitor. Alguns exemplos de gatilhos mentais:

  1. Segurança, (confiabilidade e acessível),
  2. Razão (pesquisas científicas, dados estatísticos),
  3. Prova social (testemunhos e depoimentos),
  4. Autoridade (excelência e Maestria),
  5. Reciprocidade (não é simplesmente toma-lá-dá-cá, é por constrangimento, houve tanta entrega de valor que você se sente quase obrigado a retribuir)
  6. Afinidade (storytelling ou conhecer a vida pessoal e negócios do vendedor)
  7. Escassez (recurso vai acabar, existe uma limitação de vagas e acesso)
  8. Bônus (Overdelivery, entregar mais do que promete)

Veja mais sobre Content Writing:

Para finalizar, segue algumas dicas dicas para quem quer começar a escrever:

  1. Leia muito e faça comentários relevantes em posts na internet.
  2. Crie um blog para expor suas ideias (Wordpress.com, Medium.com)
  3. Tenha vários textos rascunhado, criando um rascunho para cada ideia que surgir
  4. Tente escrever e publicar um post por semana.
  5. Escreva todos os dias, mesmo que não publique.

E aí? Gostou do tema? Manda seu pitaco, opinião, ideia ou dúvida. Terei o maior prazer de interagir com você.

Num mundo de oportunidades, abre-se um universo de possibilidades. Estejam preparados.

Referências:

--

--