Conceitos e Fundamentos sobre Marketing Digital para Empreendedores

Dário Estevão
11 min readNov 1, 2019

Tudo o que você precisa saber para começar a usar a Internet para alavancar suas ideias e projetos

Photo by Joshua Earle on Unsplash

Outro dia comecei a conversar pessoalmente com um amigo sobre uma palestra que eu iria ministrar num evento sobre agilidade no governo. O meu telefone estava ali sobre a mesa e até então eu não tinha buscado nada na internet sobre aquele assunto.

Passado alguns minutos, fui navegar numa rede social e apareceu para mim um anúncio: "Semana do Palestrante: Como se tornar um palestrante de Elite!". Aquilo não me assustou porque eu já sabia que os aplicativos de rede sociais utilizam o microfone dos aparelhos para capturar suas conversas (de forma não-oficial) e marcar você com certos interesses. Isto é um dado valioso que os anunciantes pagam para ter acesso a essas informações.

O que realmente me impressionou foi como esse dado foi capturado e direcionado tão rapidamente para mim numa campanha de marketing que já estava rolando na internet. Como não sou bobo, aproveitei o conteúdo gratuito e usei algumas dicas na minha palestra que ia ministrar.

O que muita gente não sabe é que esses recursos estão disponíveis para qualquer um que deseja impulsionar os seus negócios e você não precisa de nenhum superpoder, ou muito dinheiro, para começar a fazer o mesmo.

Com alguns conhecimentos básicos, você pode começar a criar anúncios nas diversas plataformas disponíveis na internet. Basta que você esteja disposto a uma mudança que pode trazer algo significativo na sua vida através da internet.

Há um bom tempo essas plataformas de anúncios internet tem chamado a atenção de grandes agências de publicidade. Antes o único recurso de grande alcance era a TV Aberta, com valores exorbitantes para os anunciantes em horários nobres. Imaginem vocês gastar 300mil reais por 30s de propaganda no Jornal Nacional sem ter a certeza de qual público você atingiria e nem o retorno que aquele anúncio traria?

É a mesma coisa de pegar um pegar um megafone e ficar gritando no ouvido de todo mundo que passa numa loja da 25 de março em época de natal: Você não conhece o público, nem o interesse nem intenção de estarem ali naquele momento e não consegue coletar a eficácia desse tipo de propaganda.

Photo by Clem Onojeghuo on Unsplash

Agora imaginem na internet você ter a possibilidade de anunciar para um público segmentado por idade, localização (país, estado, cidade, bairro, raio 1km), por um certo interesse, que segue uma determinada página, pelo estado civil, se tem filhos ou não, que assistiu um determinado vídeo, que deu like em uma certa postagem, que pesquisou um determinado assunto, que procurou um produto e ainda não comprou…

Isto é uma possibilidade que nem o mais sonhador marqueteiro imaginou um dia ter em mãos. Pois bem, isso está disponível para qualquer pessoa que deseja anunciar na internet.

Gerir Mudanças na Vida

Toda nova iniciativa ou ação nas nossas vidas geram mudanças (toda mudança gera um ação). Quem consegue gerir melhor essas transformações saí na frente nessa corrida por novas oportunidades.

No livro "Como Mudar o Mundo", Jurgen apresenta o método ADKAR (de Jeffrey M. Hiatt.) de gestão de mudanças.

Iremos utilizar aqui esse método para persuadi-los (no bom sentido) a enfrentar esse desafio de mudanças para entrar nesse mundo de marketing digital:

blog.adaptworks.com.br

A — Awareness (Conscientização) - O primeiro estágio está ligado a aceitação da mudança. Quais são as oportunidades que você está perdendo?

D — Desire (Desejo) - Logo em seguida vem o desejo de mudar. Aqui é preciso parar de resistir e sofrer passivamente. O quanto a sua necessidade pode provocar uma mudança?

K — Knowledge (Conhecimento) - Noção dos objetivos a serem atingidos, gaps e iniciativas para fazer a transição. Qual cenário você está entrando e quais conhecimentos estão envolvidos?

A — Ability (Aptidão, Habilidades) - Aquisição das competências e habilidades necessárias para realizar a mudança. Quais habilidades mínimas são necessárias para colocar o seu projeto em prática?

R — Reinforcement (Reforço, Recompensa) - Reforço para sustentar a mudança. Avaliação da mudança alcançada, reconhecimento, recompensas e celebração. Quais que benefícios a mudança trará para você?

peoplechange.com.br

Sem mais delongas, vamos aplicar esse modelo de gestão de mudanças para aprender os fundamentos de marketing digital para empreendedores.

(Awareness) — Consciência das Oportunidades :

Empreender hoje tem sido uma alternativa em tempos de crise. Muitas pessoas se envolvem com empreendedorismo não por ser a palavra da moda, mas por necessidade. A recuperação econômica do país está lenta (e deve ser assim) e os postos de trabalho estão cada vez escassos ou pouco atrativos.

Empreender é um estado de espírito. Você não precisa montar um negócio para ser um empreendedor. Com uma mentalidade de empreendedor você pode começar a empreender onde você estiver, mesmo sendo empregado na iniciativa privada ou pública. Um empreendedor vê problemas como oportunidades e se sente motivado e desafiado a buscar soluções para problemas complexos.

Empreender é vender: Todo bom empreendedor é um bom vendedor. Seja para vender um produto ou uma ideia, todos nós precisamos aprender a vender. Empreender é avaliar as demandas de mercado e tentar supri-las com produtos, serviços ou soluções de problemas complexos.

Photo by Tim Mossholder on Unsplash

Um bom empreendedor estuda oferta e demanda: Onde for economicamente viável (lucro), ali estará um empreendedor.

O marketing é a arte de apresentar o produto para as pessoas com aquela necessidade. Com o marketing digital isso se torna mais eficaz…

As ferramentas de anúncio na internet possuem recursos de segmentar um público com interesses e hábitos como potenciais compradores. As redes sociais gratuitas captam os interesses e comportamentos dos usuários, e transformam isso em produto. Quando você não paga para utilizar uma rede social na internet, você é o produto. Os dados de sua navegação valem muito dinheiro nas mãos do Google e Facebook (e outras redes sociais que surgirem). É um prato cheio para quem quer vender na internet.

Muitas pessoas criam verdadeiros impérios com negócios na internet através dos tráfego pagos (anúncios) e não pagos (orgânico). São muitas oportunidades:

  1. Vendem-se de tudo na internet para qualquer público: desde "Curso de manicure, tricô e croché", até cursos de "como pegar garotas em baladas". Se você criar água em pó vai achar alguém interessado em comprar.
  2. Programas de Afiliados/Associados de plataformas e produtos: ganham comissões com a venda de materiais de produtores de conteúdo: Hotmart, Monetizze, Eduz, Udemy, Egoi, JivoChat, Amazon Associados, BraIp
  3. Sendo Produtor ou Co-produtor de Infoprodutos para vender conhecimento em ESCALA: Curso livres em vídeos, Consultorias, Mentorias, Coaching, Cursinhos preparatórios, Closed Friends, Comunidades (de Prática)
  4. Dropshipping intermediando de compras no exterior: Aliexpress, BangGood, Shopfy.
  5. Comércio Eletrônico através de Plataformas de MarketPlaces (conceito Shopping Center virtual): OLX, Mercado Livre, Amazon, Submarino, Shoptime. Locais onde concentra um grande público e encontra diversas lojas de venda.
  6. Importar produtos White Label da China e nacionalizar com a sua marca.
  7. Canal de conteúdos no Youtube sendo monetizado. Quanto mais acesso mais rentável fica. Cerca de 800 dólares por 1 milhão de visualizações
  8. Colocando espaços de anúncios no Google em seus blogs de conteúdos: Google Adsense retorna da mesma forma que o Youtube. Quanto mais acesso nas suas páginas, mais monetização
  9. Podcasts com merchandising (Jabá) antes dos conteúdos.

Este mercado está só começando no Brasil. Nos EUA, onde este modelo de negócio foi criado e expandiu para todo o mundo. Gasta-se atualmente cerca de 300 bilhões de dólares só com Infoprodutos (produtos digitais como ebooks, Videoaulas, livros e venda de conhecimento). Existe uma previsão para 2025 chegar a mais de 1 trilhão de dólares neste mercado.

(Desire) — Desejo de ir para o campo de batalha:

Hoje para começar a empreender ou começar um negócio na internet (se fazer presente no mundo digital), você precisa ter um desejo e esse desejo se tornar uma prioridade, necessidade ou urgência.

O desejo de empreender tem que ser algo que te incomode, mesmo você estando como empregado de uma grande empresa.

Photo by Austin Distel on Unsplash

Como dito antes, é possível empreender através do CNPJ dos outros. Não digo utilizar o CNPJ de alguém para emitir nota fiscal ou coisa parecida. Quero dizer que, independente de onde você estiver trabalhando, você pode ser um empreendedor.

O seu trabalho se torna uma oportunidade de aprender e alavancar a empresa que você trabalha. Ali você já tem a oportunidade de adquirir habilidades e conhecimentos para futuramente empreender num próprio negócio.

É um acordo de ganha-ganha: O seu patrão ganha com a sua produtividade e iniciativa, e você tem a oportunidade de empreender e arriscar no negócio dos outros.

Para empreender, é preciso suar a camisa, ralar muito num espaço onde há muita concorrência e pessoas muito capacitadas. Seu desejo tem que ser maior do que suas objeções e contemplar o futuro com grandes recompensas e benefícios.

Não espere a crise bater na sua porta para provocar mudanças… Isto será bem mais dolorido. Tenha iniciativa de agir com mudanças empreendedoras, que farão a diferença na sua vida.

(Knowledge) — Conhecimento necessário para começar :

Passadas as fases de conscientização e desejo, você precisará mergulhar nesse mar de informações do marketing digital. Se habituar com os termos/glossários, ferramentas e componentes que permeiam esse universo.

Photo by Eliabe Costa on Unsplash

Não tem jeito, será preciso estudar e experimentar os recursos que se adaptam para a sua ideia, produto ou negócio.

Quais conhecimentos envolvidos no Marketing Digital:

  1. Se já possuir um negócio ou produto, estude sobre gestão de tráfego de pelo menos uma plataformas de anúncios pagos (Ads): Google/Youtube, Facebook/Instagram, Twitter, Linkedin, Bing, Taboola (Native Ads), Plataforma de Jogos, Apple Store e Globo (http://anuncie.globo.com/redeglobo/sites/).
  2. Utilizar plataformas de pesquisas, planejador de palavras chaves ou tendências para buscar ideias de produtos e serviços: Google Trends, Ubersuggest, SemRush, WordZe. Fazer pesquisa de nichos, produtos e serviços rentáveis para o seu público de interesse.
  3. Se não tem produto ou negócio, comece pelo caminho mais simples e curto: Afilie-se ou associe-se a um produtor que já possui um produto e ganhe com comissões. É um ponto chave para quem quer começar sem produtos ou ideias.
    Seja um representante em programas de afiliados. Procure afiliar-se a produtos no nicho que você tem afinidade e veja com produtor quais estratégias de vendas você pode adotar.
  4. Estude como criar Infoprodutos ou serviços para resolver uma dor ou problema de um público alvo específico. Isso inclui aprender a utilizar ferramentas de redes sociais, produção de vídeos, ebooks ou livros.
  5. Estude como criar uma audiência para o seu produto ou ideia. Aprenda a captura de LEADs (emails ou contatos para sua lista) através de iscas digitais: Ebooks, Vídeos de conteúdo, Lives e webinars ou Posts.
  6. Estude sobre Copywriting (escrita persuasiva). Se tem uma coisa que vende, é copywriting com seus gatilhos mentais (Neuro Marketing) e chamadas para ação (CTA).
  7. Estude sobre Funil de Vendas para futuros lançamentos e campanhas de divulgação com Mail Marketing e Remarketing (pixel).

(Ability) — Habilidades e Aptidões necessárias :

Foque nas habilidades necessárias para começar a testar e experimentar os recursos do marketing digital. No começo da sua jornada, não tente aprender tudo do marketing digital em profundidade antes de precisar desse conhecimento.

Trabalhe com a mentalidade de aprendizado sob demanda. Este é o diferencial que venho falando a muito tempo: Autodidatismo. Aprenda você mesmo no seu ritmo e na técnica que melhor se adapte a você.

No começo da sua jornada você não terá recursos financeiros suficientes para contratar um especialista em cada área. Você terá que ser o "faz tudo" no começo. O sucesso do seu empreendimento dependerá do seu ritmo de aprendizado.

Seus rendimentos, relacionamentos e sucesso são determinados pelo seu aprendizado. Murilo Gun

Tenha uma mentalidade de crescimento. Tudo que você precisar aprender, você conseguirá com foco e trabalho duro.

Busque aprender através da Central de Ajuda (links no final) das ferramentas que você precisa. PONTO… Não tem segredo. Ler, entender e aplicar.

Comece com conteúdos gratuitos no Youtube e pague, em caso de urgência, por cursos ou mentorias que te ajudarão a aprender mais rapidamente.

Veja o desafio/problema que você quer solucionar e busque as habilidades necessária para resolver ele especificadamente.

Photo by Quino Al on Unsplash

Utilize a técnica de MVP (minimal viable product), com testes e experimentações para validar uma hipótese/dúvida. Busque habilidades mínimas que façam uma grande diferença no que você quer produzir ou criar.

  1. Se precisar gerar LEADS (contatos de pessoas com certo interesse num produto) utilize o Google Forms ao invés de criar um site com um formulário complexo.
  2. Se precisar de um sistema de pagamento utilize o PagSeguro, ou outro similar, para gerar um link de pagamento ao invés de criar uma loja virtual completa.
  3. Se precisa de criativos de divulgação (banners) mas não consegue ainda contratar um designer, utilize o canva.com, ou similares, para criar as suas artes e capas.
  4. Tá achando muito complexo trabalhar com as ferramentas de anúncio? Comece pelo Instagram (maior rede social atualmente) utilizando a ferramenta disponibilizada dentro do próprio App no seu celular. Entenda quais os tipos de anúncio você tem disponível e case a sua estratégia com as (estratégias) da ferramenta.
    Se você quer vender utilize a estratégia de conversão. Se quer dar visibilidade da marca, utilize a estratégia de envolvimento e por aí vai.
  5. Para começar a escrever conteúdos ou landpages (páginas de vendas), crie uma página básica no wix ou google sites ou wordpress.com.
  6. Utilize os gatilhos mentais mínimos para uma boa escrita persuasiva (copywriting): Objetivo, Atenção, Benefícios e Ação: OABA
  7. Se vai começar a produzir conteúdos em vídeos ou LIVES, aprenda quais os recursos mínimos necessários para realizá-los: um smartphone, fone de ouvido com microfone, iluminação básica de abajur, Software Streaming OBS e edição básica de vídeo.

Todas essas habilidades mínimas te trarão dados para tomadas de decisão, onde você deve aumentar seus investimentos para alcançar o próximo nível do seu negócio. Um grande negócio começa com pequenas ações que evoluem ao longo do tempo para algo mais sofisticado.

(Reinforcement) — Reforço ou Recompensa da Mudança:

Independência/prosperidade financeira e acumulação de capital é a primeira recompensa que vem em mente.

Mas para cada pessoa existe uma recompensa significativa: Alcançar seus objetivos materiais (casa, carro, viagens), estabilidade financeira para a família, liberdade de fazer o que gosta, senso de dever cumprido, possibilidade de alcançar um propósito maior de ajudar outras pessoas e por aí vai.

Photo by Kira auf der Heide on Unsplash

Toda mudança significativa tem que trazer benefícios para a sua vida. Toda mudança bem gerida nos traz fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos para continuarmos buscando nossos objetivos.

Todo trabalho bem planejado e realizado pode nos levar a alcançar os objetivos sonhados e outros além que não tínhamos pensado. Ser movido por desafios nos faz crescer e buscar sempre sermos otimistas de que dias melhores virão.

Busque motivações para continuar seus projetos e realize ciclos de melhoria contínua. Repita todo o processo e evolua para o próximo estágio do seu propósito.

E aí? Gostou do tema? Manda seu pitaco, opinião, ideia ou dúvida. Terei o maior prazer de interagir com você.

Num mundo de oportunidades, abre-se um universo de possibilidades. Estejam preparados.

Referências:

--

--