Maior Salto Financeiro: Controle de Gastos

Dário Estevão
5 min readOct 22, 2019

Quer alcançar seus objetivos financeiros? Comece pelo básico: Controle de entradas e saídas.

Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

Hoje todo mundo fala de investimentos, bolsa de valores e educação financeira mas eu vejo poucas pessoas falando da estrutura básica para isso acontecer: Controle de gastos, o que entra e saí todo dia da suas finanças.

Mas porque isso é importante na sua vida? Se você não controla o que você tem, muito dificilmente você conseguirá alcançar os seus sonhos e objetivos. Com uma transparência maior dos seus gastos, fica mais fácil você planejar o futuro e se motivar para alcançá-los.

Para isso eu quero listar alguns requisitos para um controle financeiro de gastos eficaz:

  1. Modo paranóico: Controle tudo o que entra e sai com gastos e receitas. O controle financeiro é igual o controle de caixa de uma empresa. Tem que bater as entradas e saídas. Evite ter dinheiro vivo em mãos pois estes gastos geralmente não emitem comprovantes, o que dificulta fechar os centavos do que foi gasto.
  2. Gaste menos do que ganha: Estabeleça uma meta de 50% de gastos quando solteiro e no máximo 80% quando estiver casado. Este será o seu padrão de vida.
  3. Controle de gastos em conjunto: Se for casado, tente ter somente um controle de gastos por casal. Objetivos em conjunto terá uma chegada mais rápida. (Casais inteligentes enriquecem juntos.)
  4. Categorize os gastos: Para cada lançamento de gastos, utilize uma tag (marcações), categoria ou tipo. O seu controle tem que ser capaz de agrupar esses gastos e mostrar o quanto você gasta por categoria.

Atualmente as pessoas acham que é complicado controlar os gastos financeiro devido as complexidades dos aplicativos. Vou dar a dicar de três formas de controlar suas finanças: Físico (através de papel), planilha eletrônica e aplicativo financeiro.

FÍSICO EM PAPEL

Você pode utilizar uma folha em branco ou caderno e criar 5 colunas ou campos: Data, doc, descrição, entrada, saída e saldo. Exemplo abaixo da internet:

Você também pode comprar em qualquer papelaria um livro chamado "Movimento de Caixa", como este abaixo:

Para quem está iniciando e para que fique de forma mais simples, adote uma folha para cada conta corrente, poupança, cartão de crédito e dinheiro vivo por mês. Em cada uma dessas folhas, faça o controle separado para melhor visualização desses gastos. Faça transferências de valores de um papel para outro, assim como você faz de uma conta corrente para outra. Se sacou um dinheiro, registre a saída na folha da conta corrente e registre a entrada na folha do "dinheiro vivo". Pronto.

Baixe aqui um PDF do Movimento de Caixa para impressão.

PLANILHA ELETRÔNICA

Planilha eletrônica é uma continuação do controle físico de "Movimento de Caixa". Com ele você consegue criar uma inteligência mínima para os cálculos e categorização dos gastos. Compartilho uma planilha ao qual pode servir de base para o seu controle financeiro.

Planilha Google Docs para Controle de Gastos

Clique em Arquivo > Fazer uma Cópia para você poder criar e editar a sua a partir desse modelo. Esta planilha eletrônica está hospedada no Google Drive e pode ser utiliza tanto no computador quanto em smartphones. Para aparelhos com o sistema operacional Android não precisa fazer nada. O aplicativo de planilhas está disponível nativamente e você pode editar a planilha normamente. Para iPhones é preciso instalar o aplicativo Google Sheets na Apple Store.

O preenchimento dessa planilha segue o mesmo modelo do controle de gastos em papel. Uma planilha para cada conta-corrente, poupança, cartão de crédito ou dinheiro vivo. Se já estiver seguro com esse tipo de controle, utilize somente uma para controlar todas as entradas e saídas por mês.

Aba dos mês do controle de gastos

Ela já transporta o saldo de um mês para o outro e categoriza os gastos do cartão de crédito (tabela no final da planilha).

Tabela para um controle a parte do cartão de crédito.

A coluna TIPO é a categoria dos gastos. A última Aba dessa planilha contém um resumo dos gastos anual do cartão de crédito:

Planilha Resumo dos Gastos do Cartão de crédito

Esta planilha é só um exemplo dos recursos disponíveis para um controle simplificado de gastos. Se quiser utilizar alguns modelos do Google Docs, acesse esta opção:

Escolha orçamento mensal:

Pronto, agora você tem uma versão mais sofisticada do Google Sheets para Orçamento Mensal. Siga as instruções de preenchimento e tenha uma planilha sofisticada de gastos:

APLICATIVOS FINANCEIROS:

Existem diversos aplicativos financeiros gratuitos na internet. Não vou criar uma lista aqui. Vou diretamente indicar o que eu tenho utilizado a mais de 10 anos e tem me atendido muito bem: Minhas Economias

Minhas Economias

Porque utilizo este aplicativo?

  • Gratuito
  • Disponível para Computador e Smartphones
  • Possui o recursos de repetição e parcelamento das transações fixas e variáveis
  • Permite inserção manual das transações, inclusive futuras
  • Conceito de contas

A dica para a utilização do aplicativo é lançar todas as suas despesas fixas com a repetição mensal ou sazional. Se você possui algum parcelamento ou dívidas em andamento, é possível cadastrar as transações para repetir a partir de uma determinada parcela.

Repetições de parcelas
Registro mês a mês das parcelas automaticamente

E aí? Gostou do tema? Manda seu pitaco, opinião ou ideia nos comentários. Acabou suas desculpas para não controlar seus gastos.

--

--