Reinventando a Educação com Khan Academy

Dário Estevão
6 min readFeb 14, 2020

--

Um pequeno relato sobre esse projeto educacional que pode revolucionar a forma que as crianças aprendem matemática e outras ciências.

Eu sou um inquieto de carteirinha. Em tudo em que me envolvo, procuro ver as coisas de uma forma holística, aplicando esta visão também aos resultados que os projetos trazem.

O sistema de ensino mundo afora — e não só no Brasil, diferentemente do que a maioria acha— está muito aquém do esperado. O mundo está mudando em um ritmo acelerado e os sistemas de ensino pelo mundo tem mostrado suas deficiências: um sistema arcaico, que não consegue acompanhar as demandas no mesmo ritmo, criado a mais de um século para atender à demanda da revolução industrial com a necessidade crescente de mão de obra fabril.

Sempre que posso, leio alguns livros sobre a educação e tenho encontrado diversas críticas contra o sistema atual de ensino. O livro The Beautiful Tree, de James Tooley — educação privada para os mais pobres dentre os pobres, é um achado de como seria possível existir um sistema de ensino sem escola pública. O livro The Case Against Education, de Bryan Caplan— Por que o sistema educacional é uma perda de tempo e dinheiro — é uma crítica bem radical a qualquer sistema ou método atual de ensino, público ou privado. O livro Um mundo, uma escola, de Salman Khan — A educação reinventada — mostra a jornada de criação e o sucesso da plataforma de ensino chamada Khan Academy.

Este último livro realmente me chamou a atenção por ser um projeto plausível, testado e com ótimos resultados em mais de 150 países em 36 idiomas. Eu já havia indicado essa plataforma no artigo 10 Ferramentas de Aprendizado Gratuita On-line, mas após ler o livro Um mundo, uma escola, pude contemplar o quanto essa plataforma está revolucionando a forma de ensinar através do uso de tecnologia nas escolas tradicionais.

Não vou dar spoiler sobre o livro, mas uma das abordagens mostradas me chamou muito a atenção: a chamada Aprendizado para o domínio (em inglês mastery learning): com as condições apropriadas o aprendizado, o aluno deve ser capaz de ter um domínio completo sobre um determinado assunto antes de avançar para novos conteúdos.

O aprendizado é como construir um prédio: é feito em camadas. As camadas inferiores devem ser bem construídas para que não tenhamos problemas nos andares superiores. O aprendizado não pode ser construído faltando colunas, ou com algum andar mais fraco do que o outro. Só se constrói a camada seguinte com o pleno domínio dos fundamentos anteriores.

Mas como atingir esse pleno conhecimento para todos os alunos de uma sala de aula e com ritmos de aprendizado diferentes?

O livro traz essas respostas, mas resumindo: temos tecnologia atualmente para um acompanhamento personalizado de cada aluno o que permite, numa mesma turma, ter alunos em diversos níveis de conhecimento/aprendizado e em ritmos diferentes. As tentativas anteriores de implantação foram inviáveis devido ao custo ou a falta de tecnologia para individualização do aprendizado. Imagine em 1920 você oferecer uma apostila de exercício diferente para cada aluno da sala de aula. Impossível quando não existiam computadores pessoais muito menos impressoras portáteis.

Esse método pretende extinguir o professor e a sala de aula?

Não. Muito pelo contrário. Vem para otimizar o papel do professor em sala de aula, que ao invés de ficar ministrando repetidas aulas expositivas — método passivo, contra-intuitivo — o professor realizará o acompanhamento personalizado focando daqueles que necessitam realmente da sua ajuda. A plataforma do Khan Academy ajuda os alunos aprenderem na hora e no ritmo que eles desejam. Veja esse vídeo:

Fundação Lemann com o Khan Academy

Mas como lidar com alunos mais atrasados e outros adiantados numa mesma sala de aula?

Simples. Os alunos adiantados não precisam se limitar ao ritmo dos mais lentos. Existe uma ótima oportunidade dos mais adiantados testarem os seus conhecimento ensinando os mais atrasados de forma colaborativa. Para quem não se lembra, o nosso cérebro aprende e retêm melhor ensinando o que aprendemos aos outros, conforme falei nesse artigo.

Mas, Dário, isso é uma plataforma americana, para um país de primeiro mundo. Não funcionaria para a realidade do Brasil.

É aí que você se engana. No Brasil a Fundação Lemann patrocina essa plataforma e já testou em diversas escolas públicas de São Paulo em projetos pilotos. Veja esse vídeo com depoimentos:

Depoimentos de alunos e professores sobre o Khan Academy no Brasil

Tá, ok. Já me convenceu. Mas como seria as avaliações e provas?

Provas? Que provas? Se você aprende para o domínio do assunto, por que você precisaria de provas? A plataforma já foi estruturada para avaliar o aprendizado de forma mais objetiva, onde a qualquer momento você pode testar seus conhecimentos. Nesse teste, são oferecidos de 7 a 15 questões e você só pode passar para a etapa seguinte quando conseguir acertar todas essas questões. Não tem problema se não conseguir de primeira. Novos exercícios e desafios são lançados para corrigir as deficiências detectadas e o ciclo se repete continuamente. O mais importante é motivar o aluno a se desafiar e aprender para o domínio de qualquer conteúdo.

Quais são as últimas iniciativas do Khan Academy no Brasil?

Bom, como vocês puderam ver, as divulgações desses projetos na Fundação Lemann em parceria com a Khan Academy é datada de 2015. Não consegui obter relatos mais recentes de novas implementações através da Fundação Lemann após essa data. Até hoje a Fundação Lemann é patrocinadora da plataforma e contribui com traduções dos materiais para o Português Brasil.

Mas a boa notícia é que o projeto Khan Academy está caminhando com as suas próprias pernas aqui no Brasil. Recentemente, em setembro de 2019 o Khan lançou "o programa BNCC na Khan para auxiliar professores a estarem alinhados às novas normas. A iniciativa tem o objetivo de fazer com que a plataforma online de ensino seja uma aliada na execução das diretrizes em salas de aula brasileiras." Segundo o mesmo artigo "A plataforma também está presente em 53 Secretarias Municipais de Educação de todo o território nacional." Mais informações aqui.

No último dia 31/01/2020, recebi o e-mail abaixo com essas novidades:

No ano de 2020, além de contarmos com a parceria de mais de 50 Secretarias de Educação, nossos conteúdos estarão 100% alinhados aos parâmetros da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), determinados a todas as escolas do Brasil.

E, para você se planejar com a gente, preparamos algumas novidades. Olha só:

• Agora todos os anos escolares do curso de Matemática estão adequados à BNCC, além de contarem com novos exercícios e conteúdos;

• Já no curso de Ciências, voltado especificamente ao Ensino Fundamental do Brasil, reestruturamos cada uma das unidades temáticas, facilitando sua identificação imediata junto dos objetos do conhecimento da BNCC;

• Lançaremos um novo curso de Língua Portuguesa! Ele contará com exercícios, vídeos e artigos para acompanhar com seus alunos dentro e fora da sala de aula. Esta novidade estará disponível no começo de fevereiro e terá conteúdo sendo adicionado ao longo do ano.

Você já sabe que pode aprender qualquer coisa, experimente algo novo!

Mas a plataforma é só para Alunos e Professores?

Não. Incluem também o perfil para os Pais acompanharem o desempenho dos seus filhos em conjunto com os professores. É possível acompanhar o desempenho e enviar reforços e atividades para seus filhos realizarem.

E aí? Empolgou com a ideia? Se cadastre conforme o seu perfil (Aluno, Professor ou Pais) e comece agora mesmo a utilizar a plataforma, explorando os diversos cursos disponibilizados, totalmente gratuitos: https://pt.khanacademy.org/

Cursos disponíveis na Khan Academy

Referências:

--

--